A ptose mamária é uma alteração estético caracterizado pela "queda" da mama por relaxamento de seus tecidos de sustentação, ocorrendo em diferentes graus. Essas alterações podem ocorrer devido ao envelhecimento, ação da gravidade, hereditariedade, significativa perda de peso ou, frequentemente, após gravidez e amamentação.
A mastopexia (lifting mamário) destina-se a levantar, corrigir a flacidez e remodelar a mama caída através do reposicionamento da aréola e do tecido mamário, removendo o excesso de pele e se as mamas são pequenas ou perderam volume, a colocação de próteses de silicone em conjunto com a mastopexia pode melhorar tanto a firmeza, quanto corrigir o tamanho – neste caso, utilizamos a técnica MASTOGRIP que garante uma boa estabilidade preservando um suporte lateral que reduz o deslizamento das mamas para os lados e mantem um bom contorno de colo. As cicatrizes costumam ser finas e disfarçadas e podem variar: periareolar, Mini-T/”short-scar”, cicatrizes em L e o tradicional T invertido, quanto maior o volume e sobra tecidual.
A recuperação da mastopexia (com ou sem prótese) é planejada para garantir conforto e boa evolução, sendo atividades leves gradativamente liberadas após a primeira ou segunda semanas.