Mais do que remover o excesso de gordura localizada, essa cirurgia cada vez mais desejada, transformou a clássica lipoaspiração e evoluiu em uma técnica focada também na definição dos contornos musculares, respeitando os limites anatômicos e buscando naturalidade de resultados.
Chamada de Lipoaspiração em Alta Definição (Lipo LAD) , Lipo 3D ou Lipo HD, de “High Definition” – nomenclatura que segue descrição original da técnica pelo Dr. Alfredo Hoyos, cirurgião plástico colombiano que desenvolveu esses conceitos há mais de 18 anos e com quem a dra. Luiza realizou o treinamento em contorno corporal de alta precisão “Total Definer” - trabalha nas camadas profundas e superficiais de gordura, seguindo a anatomia natural das curvas e sombras dos bordos musculares, criando resultados mais refinados no contorno e que seguem a dinâmica dos movimentos corporais. A LIPO HD evoluiu ao longo dos últimos 20 anos, não só no embasamento técnico e preocupação com a naturalidade, com marcações que acompanham os movimentos do corpo, com utilização das lipoenxertias guiadas e também no aparato tecnológico e protocolos de cuidados pós-operatórios - que tem aumentado tanto a segurança do paciente, quanto facilitado o procedimento cirúrgico trazendo melhores resultados.
Qual a diferença entre Lipoaspiração tradicional, lipoescultura e Lipo HD?
A lipoaspiração tradicional é uma técnica que realiza a retirada da camada profunda de gordura, abaixo da pele, de forma manual, com o uso de um lipoaspirador à vácuo e cânulas que entram através de pequenos orifícios na pele e mediante movimentos contínuos de vai-e-vem realizados pelo próprio cirurgião, realiza-se a aspiração da gordura de forma uniforme e plana. Como os movimentos se dão pela força do cirurgião, pode machucar mais a pele, gerar mais sangramento e manchas roxas, além de um pós-operatório mais doloroso e mais demorado. Segundo todos os protocolos internacionais, é uma técnica já considerada defasada por não usar tecnologias.
Já a Lipoaspiração de Definição/Lipo HD envolve conhecimento de anatomia tridimensional do corpo humano e conceitos artísticos de luzes e sombras, zonas negativas e dinâmicas, além de enxertos de gordura, realizando um tratamento de unidades anatômicas corporais, sendo a aspiração dos depósitos de gordura realizada nos planos profundos e também em zonas de transição superficialmente, de forma seletiva, reforçando os contornos musculares e provocando uma maior definição, além de utilizar tecnologias mais avançadas e imprescindíveis neste processo, como a vibrolipoaspiração com MICROAIRE e a lipoaspiração ultrassônica com VASER, que melhoram o resultado, facilitam a retirada da gordura de uma forma mais suave, além de reduzir complicações e melhorar o pós-operatório.
Lipoescultura é todo procedimento em que a gordura lipoaspirada de algum local do corpo é filtrada e preparada para utilização/enxertia em outra região para volumizar, preencher depressões, corrigir irregularidades... na lipo HD há combinação de técnicas de lipoaspiração e lipoescultura.
Existem variados graus de definição que podem ser trabalhados nesta cirurgia – como BÁSICA (SUAVE), MODERADA OU EXTREMA definição - de acordo com o desejo e o biotipo do paciente.
Em mulheres, a sutileza prevalece - normalmente realizamos a suave e a moderada definição, priorizando um contorno mais fino da cintura, glúteos mais arredondados e com volume, buscando transições mais brandas e naturais, sem marcações muito profundas ou linhas musculares muito salientes, com exceção das pacientes com um perfil mais fisiculturista. Já em homens, a definição costuma ser mais acentuada, com linhas mais profundas e trabalhando bem mais grupos musculares específicos, além de muita enxertia para volumizar o tronco superior, como lipoenxertia de trapézio, deltoide, tríceps e peitoral para manter um padrão masculino em formato de “V”.
Toda hipertrofia muscular naturalmente segue uma linha cronológica de grupos musculares que vão ficando mais definidos conforme se adquire massa magra e se reduz o percentual de gordura corporal. Portanto, não existe um abdome trincado num paciente que ainda não tenha os braços definidos, por exemplo ou que tenha excesso de gordura corporal e flacidez.
Por isso é tão importante avaliar o paciente integralmente em relação a estilo de vida, rotina de exercícios e avaliação de todo o corpo para definir o nível de definição que é possível realizar e se há necessidade de procedimentos complementares de tratamento de flacidez – seja com tecnologias ou retiradas de excessos de pele.
Para quem é indicado?
A lipo HD é indicada para homens e mulheres com peso normal, que desejam ficar com o corpo mais atlético, com os músculos mais aparentes, mas que têm dificuldade em conseguir essa definição da musculatura mesmo seguindo uma rotina regular de treinos de musculação e cuidados com a alimentação.
Assim como na lipoaspiração tradicional, esta técnica não se trata de uma alternativa milagrosa para pessoas sedentárias ou um recurso que visa o emagrecimento. Em vez disso, é preciso ter em mente que o foco da lipo HD não é uma grande redução de medidas, e sim um aprimoramento das formas.
Quanto litros de GORDURA são retirados?
Nunca programamos uma cirurgia pelo volume a ser retirado e sim pela eliminação do depósito de gordura a ser tratado, buscando a definição da musculatura. Porém, na lei brasileira existe uma porcentagem de gordura considerada segura para retirada, que não deve exceder entre 5% a 7% do peso corporal do paciente.
Como funciona a avaliação inicial para Lipo HD?
A consulta médica é um momento nobre e essencial. Nesta primeira etapa, procuramos entender o tipo de resultado que o paciente deseja e realizamos um exame de BIOIMPEDÂNCIA para controle de percentual de gordura corporal e avaliação de massa magra. Expectativas irreais precisam ser abordadas com muito orientação, conversa franca e sugestão de alternativas – cirúrgicas ou não. Conhecimento do histórico de saúde, atividades físicas, procedimentos anteriores, uso de medicações e suplementos fazem parte também da entrevista inicial.
Planejamos o grau de definição e áreas que necessitam melhora do contorno ou aumento de volume, assim como estimativa de duração da cirurgia e se há necessidade de associar com procedimento de retração de pele, para prevenir flacidez, como o BODYTITE.
Antes de prosseguir com a cirurgia, são solicitados uma série de exames para verificar o quadro de saúde do paciente.
Pacientes com anemia (hemoglobina menor que 12) diabéticos, hipertensos, tabagistas, portadores de coagulopatias, obesos (IMC acima de 30), com doenças cardiovasculares, respiratórias ou autoimunes, com antecedentes de tromboembolias ou de alto risco para tromboses não são candidatos à cirurgia devido aos riscos aumentados de complicações.
A realização de fotos pré-operatórias, assim como a obtenção de termo de consentimento assinado autorizando a realização do procedimento pretendido e confirmando o entendimento dos riscos e benefícios e das complicações que podem ocorrer, fazem parte deste processo.
A Cirurgia
O planejamento da cirurgia começa com a marcação do paciente. Alguns pontos de referência, assim como zonas de transições musculares são desenhadas na pele do paciente, de acordo com as regiões a serem abordadas, e delimitação das áreas negativas pra facilitar a execução dos contornos durante a cirurgia. A lipo HD é sempre realizada mediante anestesia geral, (venosa total) na qual as medicações são administradas diretamente na veia, provocando um despertar mais rápido e com menos efeitos colaterais. Controle de temperatura e prevenção de hipotermia, assim como medidas de prevenção de trombose venosa profunda são sempre realizados.
Através de pequenas incisões na pele em locais estratégicos, inicialmente é infiltrada uma solução aquecida de soro fisiológico com adrenalina para provocar intumescimento do tecido gorduroso e redução do sangramento na cirurgia. Após o tecido estar bem infiltrado, inicia-se a lipoaspiração ultrassônica, na qual o VASER é passado em todas as regiões de forma superficial e profunda, provocando a emulsificação da gordura, reduzindo a perda sanguínea e contribuindo para uma melhor retração da pele. Com o auxílio de um aparelho que faz a vibração das cânulas específicas (equipamento de vibrolipoaspiração chamado MICROAIRE), a gordura localizada emulsificada passará por uma sucção e normalmente, coleta em frasco apropriado para seu posterior preparo para lipoenxertia para volumizar outras regiões.
Reabilitação pós-operatória e resultados:
Entre os cuidados necessários para uma boa recuperação e bom resultado destacam-se:
- Uso de cintas compressivas, espumas e canaletas de silicone em áreas negativas
- Uso de drenos por curtos períodos, para eliminar líquidos acumulados
- Reabilitação pós-operatória especializada, com eletroterapia, taping, organização tecidual, alongamentos, fisioterapia motora e respiratória
- Utilização de meia compressiva e medicação antitrombótica para prevenção de tromboembolias, além de caminhadas iniciadas precocemente no pós-operatório
- Boa hidratação via oral para repor líquidos perdidos
- Alimentação balanceada e rica em fibras
- Oxigenioterapia hiperbárica preventiva em alguns casos
- Reavaliação e acompanhamento médico regular
Em função do inchaço inicial, os resultados começam a aparecer a partir de 20-30 dias, porém é a partir do quarto mês que ocorre estabilização dos tecidos e as alterações normalizam, clareando algumas manchas na pele ou reduzindo regiões mais endurecidas que eventualmente possam ficar, tornando mais perceptíveis e naturais os contrastes nas linhas de definição.