Com o envelhecimento da face, os olhos podem adquirir aspecto de cansaço, evidenciado pelas sobras de pele e bolsas de gordura em excesso sob os olhos.
A blefaroplastia é a cirurgia para rejuvenescimento das pálpebras, que pode ser realizada em homens e mulheres. A blefaroplastia superior é feita por uma incisão no sulco da pálpebra superior e a blefaroplastia inferior com uma incisão logo abaixo da linha inferior dos cílios, mediante anestesia local, com ou sem sedação. Como a pele palpebral é fina, as cicatrizes costumam ser de boa qualidade. Em alguns casos, há a alternativa de se realizar uma incisão por dentro da conjuntiva (transconjuntival) para tratamento exclusivo das bolsas de gordura da pálpebra inferior.
A recuperação varia muito de um paciente para outro. Manchas roxas e edema na região palpebral são frequentes após esta cirurgia, exigindo-se mais cuidados nos três primeiros dias de pós-operatório, como utilizar compressas frias na região dos olhos para acelerar a regressão do edema, dormir com a cabeceira elevada e usar de óculos escuros ao sair de casa.
Após o terceiro mês, o resultado final começa a aparecer, evoluindo até o sexto mês, quando todo o inchaço já terá desaparecido por completo e as cicatrizes estarão bem disfarçadas.