PROCEDIMENTOS - Toxina Botulínica
Botox é um dos nomes comerciais de uma substância chamada toxina botulínica tipo A, que paralisia a musculatura selecionada (bloqueia a contração muscular), impedindo a formação das rugas de expressão, que são provocadas pela movimentação dos músculos da mímica facial (expressões faciais). Ao deixar o músculo estático e relaxado, a aparência fica naturalmente mais jovem.

A toxina botulínica pode ser usada em várias regiões da face e pescoço, mas as áreas mais comuns de aplicação são o canto externo dos olhos para corrigir os “pés de galinha” (região periorbital), na região entre os olhos (região glabelar) e na testa (região frontal), provocando suavização das rugas nesses locais, além de elevação da sobrancelha.

A aplicação da toxina botulínica ocorre por meio de uma microagulha, sendo injetada a substância dentro do músculo desejado, em pontos escolhidos pelo médico, dependendo do que se pretende tratar. A aplicação dura cerca de 15 minutos, o desconforto é mínimo e o paciente está liberado para voltar às atividades habituais na mesma hora.

Os efeitos começam em 24 a 48 horas após a aplicação, completando-se em até duas semanas. A duração é temporária, variando de acordo com o metabolismo de cada paciente, mas em média costuma durar 6 meses. Após, as rugas retornam gradualmente e o produto pode ser reaplicado. 

Toxina Botulínica