PROCEDIMENTOS - Abdominoplastia
A abdominoplastia visa a recuperação funcional e estética do abdome, através de um reforço da musculatura abdominal e retirada do excesso de pele e gordura da região, associada ou não a lipoaspiração (lipoabdominoplastia) e resultando em uma barriga mais lisa e tonificada. A cirurgia é muito procurada principalmente por pacientes que apresentaram alterações abdominais após várias gestações ou após grande emagrecimento.

Após suturar a musculatura abdominal (para deixar o abdome mais rígido e a cintura mais definida), a pele excedente é esticada para baixo e removida, sendo realizado um novo orifício para  exteriorizar o próprio umbigo da paciente na sua posição de origem, o que resulta em uma cicatriz circundando-o. Na maioria dos casos ele é mantido, mas pode ser remodelado, reimplantado ou podemos reconstruir um novo umbigo. 

A cicatriz resultante de uma abdominoplastia localiza-se horizontalmente, logo acima da implantação dos pelos pubianos, prolongando-se lateralmente no quadril, com leve curvatura para cima, em maior ou menor extensão, dependendo da quantidade de tecido abdominal que precisará ser removido. Apesar da extensão, ela costuma ficar bem disfarçada sob as roupas íntimas ou roupas de banho. 
 
A técnica chamada miniabdominoplastia, que resulta em um cicatriz menor por retirar pequenos excessos de pele apenas da região inferior da barriga, tem indicações restritas.

Abdominoplastia